domingo, 2 de maio de 2010

Estrias



Estrias na gestação: dá para evitar?

Para algumas mulheres, a gestação pode deixar marquinhas inconvenientes, principalmente nas mamas e na barriga. São linhas finas que no início aparecem avermelhadas, depois, gradualmente, vão perdendo a cor até se tornarem esbranquiçadas, deixando o abdômen com o visual de uma zebra. Sim, são as terríveis estrias, uma das alterações estéticas mais temidas pelas futuras mamães.

Por que elas aparecem?

Sabe-se que a estria é causada pelo estiramento da derme (camada de sustentação da pele). Durante os nove meses de gestação, o corpo de mulher passa por diversas modificações para poder receber o bebê: há aumento dos hormônios femininos, do volume dos seios, a barriga ganha novos contornos...

Todo esse crescimento causa pressão excessiva nas fibras elásticas (o colágeno e a elastina, responsáveis por dar sustentação e resistência à pele), que se rompem formando uma espécie de cicatriz, conhecida como estria.

Porém, isso não significa que toda mulher grávida terá estrias. Mais do que o ganho de peso exagerado e o crescimento rápido da barriga, seu aparecimento está relacionado a componentes genéticos. Quer dizer, se você tiver predisposição, será muito difícil evitá-las.

Mas isso não significa que você não deve se preocupar em cuidar do seu corpo. Embora não exista uma maneira segura para impedir seu surgimento, hidratar a pele pode trazer bons resultados. Abuse dos cremes nutritivos, emolientes e hidratantes que contenham vitamina E, óleo de amêndoas, ureia, lactato de amônia, colágeno, elastina e óleos vegetais.

Lembre-se: pele hidratada tem mais elasticidade e, consequentemente, mais chances de suportar o estiramento. Outra maneira de evitá-las é engordar apenas o recomendado pelos médicos, entre nove e 12 quilos.

Mas é possível tratá-las?

Na verdade, não existe nada que faça a pele voltar ao que era antes do estiramento. Entretanto, dependendo do caso, é possível suavizar bastante as lesões. Cremes com ácido retinoico, peelings (esfoliação da pele), microdermoabrasão e laser são algumas das opções que os centros de estética oferecem para tratar as estrias.

É claro que esses tratamentos devem ser feitos apenas após o parto e sempre supervisionados por um médico especialista. Agora, é só curtir a gravidez!

Reportagem retirada do site da Johnson & Johnson

Nenhum comentário:

Postar um comentário