sexta-feira, 16 de abril de 2010

1º mês lunar - 1ª,2ª,3ª,4ª semana

1º mês lunar - 1ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana

A primeira semana é a semana da sua última menstruação, já que o médico não consegue saber com exatidão o dia da concepção.

A ovulação, ou seja, a liberação do óvulo pelo ovário, ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Em ciclos menstruais de 28 dias, ocorre na metade.

Assim, o corpo começa a se preparar para receber um novo óvulo que poderá ser fecundado. Dentre as modificações maternas, o endométrio, camada mais interna do útero, prolifera para receber o ovo (óvulo fecundado) e o muco cervical torna-se menos consistente, facilitando a passagem dos espermatozóides através do colo uterino. No dia da ovulação, o corpo pode ter sua temperatura elevada em 1°C. O óvulo liberado pelo ovário migra para a trompa.

O melhor é planejar a vinda do bebê, pois assim poderá evitar o uso de fumo, drogas, bebidas e anticoncepcionais no início da gravidez que podem trazer prejuízos ao desenvolvimento do bebê, preparando o seu corpo para que receba o embrião da melhor forma possível.

A importância do planejamento da gravidez

Existem ações que são feitas antes mesmo da gravidez começar que ajudam na prevenção de doenças.

Uma delas é a ingestão de ácido fólico três meses antes da concepção e no primeiro trimestre da gravidez. Essa atitude traz maiores benefícios para o fechamento do tubo neural do bebê e previne contra a chamada anemia macrocítica. O ácido fólico é encontrado em alimentos como brócolis, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão, peixes, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades da mulher que deseja engravidar.

Se o tubo neural não se fechar completamente provocará defeitos na coluna vertebral e problemas no desenvolvimento neurológico do bebê. A ultrassonografia de 2º trimestre é importante no diagnóstico de patologias associadas ao fechamento do tubo neural.

Às vezes só com alimentação a ingestão de ácido fólico não é suficiente. Seu médico saberá te indicar a dose certa.

------------------------------------------------------------------------------------
2ª semana

A fecundação, isto é, o encontro do óvulo com o espermatozóide, ocorre ao fim da segunda semana, geralmente na trompa.

Um único espermatozóide de milhares contidos no sêmem do homem é capaz de fecundar o óvulo. Nesse momento, as características físicas do seu bebê são definidas como a cor dos olhos e cabelo, sexo e estatura.

O ovo ou zigoto, como o óvulo fecundado é denominado, passa a se dividir em milhares de células enquanto se dirige ao útero que se prepara para recebê-lo tornando-se mais espesso.

Álcool
O álcool usado excessivamente durante a gravidez traz sérios prejuízos ao desenvolvimento do seu bebê.

Uma mãe alcoólatra pode causar no seu bebê a "Síndrome fetal pelo álcool", que tem como seqüela o retardo mental.

Bebida alcoólica para a mamãe é desaconselhável

----------------------------------------------------------------------------------
3ª semana

Nesta semana o zigoto se implanta no endométrio (revestimento do útero) podendo ocorrer um pequeno sangramento que não prejudica a gravidez ou um corrimento vaginal intenso.

O zigoto continua a se multiplicar e desenvolver rapidamente. A partir do momento em que se implanta no útero, começa a formação da placenta.

A placenta alimenta o bebê durante toda a sua estadia dentro do útero. Ao fim da gravidez, esta pode chegar ao peso de 400g.

Se a mãe pudesse ver esse pequeno aglomerado de células, o tamanho seria de uma cabeça de alfinete.

Nenhum sintoma é sentido pela mãe ainda. Só uma mulher que conhece muito bem seu corpo e estiver muito atenta a qualquer sintoma diferente saberá que está grávida.

Cigarro
Ficar longe dos cigarros e de pessoas fumantes é a melhor opção da futura mamãe. Os cigarros, além dos prejuízos para a mamãe, podem causar aborto, partos prematuros e baixo peso ao nascer, mesmo que o bebê não seja prematuro.

Precisa de mais para ficar longe dos cigarros? Claro que não.

--------------------------------------------------------------------------------
4ª semana

A menstruação esperada não aparece. Aqui a suspeita da gravidez começa. Alguns sintomas podem começar, tais como seios doloridos e inchados, escurecimento da aréola, cansaço, sonolência e náuseas.

O zigoto mede um pouco mais de 1mm. Ele começa a se dividir em três tecidos diferentes (folhetos germinativos):

- ectoderma - que futuramente será pele, cabelos, olhos, esmalte dos dentes e sistema nervoso

- mesoderma - se transformará em esqueleto, músculos, rins, coração e vasos sangüíneos

- endoderma - formará os pulmões, fígado, sistema digestivo e o pâncreas.

A placenta ainda se desenvolve. Ela trará oxigênio e nutrientes para o embrião, além de produzir os hormônios da gravidez (progesterona e estrogênio). Ela está ligada ao embrião pelo cordão umbilical, em formação como a rede vascular, que fará trocas com o sangue materno.

Ao fim dessa semana, o zigoto apresentará também um tubo neural (que será o sistema nervoso), notocorda e intestino primitivo (arquêntero). O embrião estará alojado na parte superior do útero envolvido por uma bolsa cheia de líquido amniótico chamada de saco gestacional, que o protegerá de traumas e infecções até a 12ª semana ou 3 meses.

O líquido anmiótico se renova a cada seis horas e chega a 1 litro ao fim da gravidez.
Confirmação
A confirmação da gravidez pode ser diagnosticada através de exames de urina ou de sangue.

Todos têm grandes probabilidades de acerto, mas o exame de sangue é o mais precoce e confiável (a partir de 15 dias da concepção).

Tanto na urina como no sangue é identificado o hormônio gonadotrofina coriônica que só a placenta produz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário